quinta-feira, 6 de setembro de 2012

1 mês ... 1 dodói... 1 livro...

Sentada na roda
Faz um mês que minha "pequena" Helena está na escolinha, todos os dias ela trás uma novidade, detalhes simples que às vezes na correria do dia a dia se não olharmos com muita atenção passa despercebido, ela se adaptou muito bem, se despede tranquilamente e logo corre para brincar, já balbucia algumas coisas mas quando questionada ela sorri timidademente e não repete o que disse.
Está muito mais concentranda em tudo que faz, guarda seus brinquedos e está mais organizada, poderia dizer que ela compreende quase que completamente o que digo, pelo menos parece. Mas continua a obedecer apenas quando quer.

Ela estende a mão como aquele gesto antigo de quem quer que beije a mão, mas é para segura-lá pois ela quer ir em algum lugar, sempre que ouve musicas suaves ela faz gestos com as mãos como se fosse uma bailarina, nas primeiras semanas quando explicava para ela que estava preparando seu lanche ela queria comer na hora, mas com a ajuda da escola ( que pediu para os pais providenciarem lancheiras, pois estavam ensinando os pequenos a abrir seus próprios lanches) na semana seguinte ela compreendeu que era para levar para à escola e que ela não poderia comer naquele momento e hoje presta muita atenção quando estou preparando e ela mesma guarda em sua mochila.

Ajudando a amiguinha
É muito bom poder ver ela crescendo e se desenvolvendo a cada dia, junto com a escola surge alguns problemas como viroses e resfriados, o que é ruim mas acho que ela está indo bem em 1 mês apenas 1 dodói de mais ou menos 1 semana, mas que pode ter vindo de qualquer lugar, considerando que nossa cidade está com a umidade relativa do ar muito, muito baixa, com isso ela ficou com tosse e nariz escorrendo.

Sempre que chega na escola é recebida pelos amiguinhos e muitas vezes com abraço, sendo assim dia desses brincando na rua eu apontei uma menininha maior que ela que estava parada olhando para ela e disse: -- Olha filha amiguinha. Ela não pensou duas vezes e logo foi abraçar a amiguinha.
Já levou sua primeira mordida, mas como sempre não chorou, o braço ficou bem roxo tadinha, ainda não contaram nada sobre ela morder ou bater em alguma criança, sei que é natural, mas acredito que ela seja bem tranquila nesse aspecto, vamos aguardar!


Neste fim de semana fomos a livraria para buscarmos o presente do bisavô e decidi comprar o famoso "Marcelo, marmelo, martelo" (Ruth Rocha) que eu bem sei não é ainda para a idade dela, mas quis comprar mesmo assim, chegamos em casa banho, trocas, etc e perguntei se ela queria que eu lesse o livro, ela fez que sim, então sentei com as pernas de cruzadas e ela logo se acomodou, pois bem eu li o livro todo e ela prestou atenção o tempo inteiro sem exitar, falava eu do Marcelo etc etc e apontava dizendo: Olha o Marcelo. E assim foi  e ela tranquilamente prestou atenção na leitura toda, que não é pouca, fiquei muito feliz e impressionada. E tenho certeza que as atividades de concentração na escola já trouxeram uma grande diferença para ela.


Além de tudo isso é muito bom pois eu finalmente estou conseguindo reorganizar minhas idéias, cheguei a conclusão que ainda é dificil eu voltar a trabalhar, vou precisar de mais um tempo, mas tenho dedicado um pouco do tempo para mim e é muito bom "deixar" de ser "a mãe da Helena" por algumas horas e poder ser eu de novo. Demorou quase 2 anos mas as coisas estão voltando ao normal, o sono, o cansaço e a sanidade!