segunda-feira, 9 de junho de 2014

"Intercorrências e ou desafios?" Parte 2/3

Para quem não sabe, para que você possa ter um PD (Parto Domiciliar) a gestação tem que ser de baixo risco, sem intercorrências. Não pode ter diabetes, pré eclampsia, etc. Deve ser uma gestação tranquila, minha primeira gestação foi assim não tive nada engordei pouco (apesar do sobrepeso) e tenho hipoglicemia e hipotensão, sou relax !rs

Minha segunda gestação não foi muito diferente mas acabei passando por alguns momentos difíceis. Sempre confiante em Deus primeiramente, minha intuição e não muito nos "homens", entregava tudo à Ele. E me revoltei contra as Ultrassonografias da vida...rs

No meio da gestação descobriram que minha bebê tinha um tal de Cisto no plexo coróide que poderia ser determinante no diagnóstico de uma tal de Síndrome de Edwards.
Momento para qualquer mãe se apavorar... Tive muita "sorte" pois a ultrassonografista não comentou nada do cisto no momento da USG e só entreguei o exame para a GO 6 semanas depois (era o tempo necessário para repetir o exame e ter a certeza de que não há nada e que o tal cisto teria sumido).

Sendo assim eu fui na GO numa sexta-feira e refiz o USG  dois dias depois, o que me causou apenas 2 dias de uma pequena angustia, pois eu não me deixei apavorar, o que por vezes é muito difícil, principalmente grávida...  E assim foi e o USG de monitoramento mostrou que não era nada mesmo.
Graças a Deus... 
Fico imaginando se eu tivesse visto o resultado do exame no dia? Eu teria que esperar 6 semanas para repetir o exame e não sei se teria segurado a onda, com certeza ficaria aflita.

Outro momento determinante foi quando o outro bendito USG determinou que minha filha tinha um tal de percentil 6 , não compreendi muito bem, mas esse percentil é dado à apenas 3% da população ou algo do gênero e indicaria um baixo crescimento da bebê e também que ela era pequena...

Eu havia engordado apenas 5kg até o momento da USG que indicou que ela era pequena,
e eu já estava de quase 8 meses, isso me causava uma pequena angustia pois estava me alimentando normalmente e não engordava e fiquei com receio de algum problema como hipotiroidismo ou sei lá e esse ser o motivo de meu bebê não crescer... 


Logo que recebi esse "pseudo-diagnostico" falei com a Ká (EO) e ela me disse que era bem difícil que 
minha bebê fosse pequena, pois só de apalpar a barriga ela já sentia que a bebê não seria tão pequena assim e mais uma vez não me deixei abater e nem me angustiei com a noticia, apesar da GO dizer que se a bebê estivesse pequenina que era provável que o parto não pudesse ser em casa, pois bebês pequenos costumam ter um desconforto respiratório ao nascer...

Devido á esse "pseudo-diagnostico" eu tive que fazer mais uma USG já com umas 37 semanas onde mais uma vez foi "constatado" um probleminha,  que a ILA (Inserção de Liquido Amniótico) estava baixa, o que poderia culminar em parto prematuro, (Ufa estava quase à termo), envelhecimento da placenta, etc, etc. E uma provável indução de parto...
Eu teria que ir para um hospital... arghh

Não me apavorei, mesmo sem saber, falei para meu marido que acreditava que esse liquido poderia aumentar, liguei pra Ká (EO) e ela me confirmou que sim dava, apenas aumentando a ingestão de líquidos (água e água de coco), banhos de imersão e repouso, a  ILA é renovada todo dia... Eba!

Encontrei um artigo maravilhoso onde um estudo demonstrava que a melhor forma de aumentar a ILA é através de banho de imersão! Ok não tenho banheira em casa e a mais próxima é em um motel ou na casa de meu irmão, fui correndo no meu irmão e fiquei lá por umas 2hs e depois descobri que o ideal são 3 banhos separados ao longo do dia, com duração de 30 à 40 minutos.

Ir no meu irmão 3x por dia não me deixaria em repouso então compramos a piscina inflável que serviria também para o parto e instalamos ela no meio de nossa sala, funcionou maravilhosamente bem, fiz dezenas de banhos, fiquei bêbada de tanta água e bem é um tanto difícil repousar com uma criança de 3 anos em casa mas eu tentei... Resultado: a ILA que estava 70 foi para 96 em 1 semana ! Alivio total... 
Bora esperar esse TP (Trabalho de Parto) começar ??? 

Não importava o que se passava dentro ou fora de mim eu não me apavorava e assim como na primeira gestação confiei em Deus e em minha intuição e não deixei nada me angustiar...

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário