quarta-feira, 1 de agosto de 2012

A observadora...

Quase um mês se passou e cá estou novamente, a Helena reiniciou as aulas, adaptação expressa, pois ela já é naturalmente adaptada, tão fofa e comunicativa do seu próprio jeito. Já na entrada cumprimenta os meninos da portaria com seu sorriso, logo desce da cadeirinha apontando de Felicidade! É uma alegria vê-la assim, já tinham me falado que essa escola é de criança Feliz! E acredito que seja verdade, ela logo vai se enturmando e observando tudo e todos, uma de suas coleguinhas é tão mais receptiva que logo que chega uma criança ela vai beijar e abraçar, uma fofa também. Tudo caminhando bem e como já falado, tudo tem seu tempo. Posso dizer que este último mês foi bem longo.

Ao conversar com a coordenadora responsável fiquei muito feliz e realizada, pois ela disse que é bastante incomum uma criança se adaptar tão bem, se despedir da mãe sem problemas e interagir tão rapidamente. Minha dica é, fale sempre com seu filho, nunca menti e enganei ela, sempre disse estou indo em tal lugar mas logo volto, a mamãe tá assim , tá assado e acho que de alguma forma ela sempre compreendeu e isso trouxe segurança, para ela poder começar os seus próprios passinhos nesse nosso caminho da vida. Fui elogiada pela coordenadora e fiquei muito feliz.

Sempre soube que ser mãe não era fácil, mas não sabia que seria tão difícil, mas seguimos sempre em frente, passamos por alguns momentos de dificuldades nestes últimos meses, a pequena passou por uma fase que eu e meu marido brincamos e chamamos de "fase radar", ela é muito observadora e entra em um ambiente novo olhando tudo, como quem pensa "onde eu vou mexer" o que é aterrorizante para qualquer pai e mãe, pois não pode desgrudar 1 segundo e pronto! Então o sossego passa longe, mas da mesma forma que ela observa tudo para mexer e brincar, ela observa as pessoas e agora as crianças, ela chega a ficar paradinha as vezes agachada observando por minutos tudo o que determinada pessoa esta fazendo, é incrivel de ver. 

Em um fim de semana desses fiquei abismada, a enteada do meu irmão estava cutucando o nariz, meu marido sentado a mesa eu sentada no chão e a Helena brincando no meio de nós três, sem prestar atenção ao que fazíamos (eu pensei) pois bem falei para a Laurinha: Quer um lenço para limpar o nariz? Ela fez que sim com a cabeça, (detalhe a Helena estava de costas para mim) , e então olhei para o meu marido estendi o braço e pedi : Pega o papel ai em cima da mesa? Assim que ele pegou e estendeu o braço a Helena levantou e não deixou eu pegar, ela mesma pegou e entregou a Laurinha! Eu fiquei paralisada, achei a cena incrivel! Meu marido nem deu muita atenção, graças a Deus minha sogrinha
que é psicopedagoga também estava lá e achou incrivel e ficou abismada comigo... rs

São pequenas coisas que as vezes se você não prestar atenção você não vê, tudo tem dois lados e as vezes três, e tudo muda dependendo da sua perspectiva, o importante é ter o cuidado de olhar, de realmente olhar, sei bem que as vezes quando você está no meio do furacão você não vê coisa alguma, mas temos que nos esforçar para que isso aconteça menos vezes, dá trabalho? Dá , mas no fim sempre será gratificante e todo o cansaço e esforço terá um porquê de ser. Dizem que ser mãe é um trabalho ingrato, será mesmo? Pois não recebemos por isso, acho que se você se dedica e dá tudo de si, sempre vai valer a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário