sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Novas leituras, novos conceitos...


Desde os primórdios de minha gestação eu tive a oportunidade de ler muitas coisas, confesso que não foram poucos livros e sim algumas dezenas, mas de todos, o que eu mais me identifiquei e segui, se é que posso dizer isso, foi o da autora Laura Gutman que inclusive este próximo mês, será palestrante aqui em são paulo. O livro que eu li foi "A maternidade o encontro com a própria sombra" achei o livro belíssimo e para mim tudo que ela relata fez e faz muito sentido.

Infelizmente só existe este livro traduzido em português, por ser considerada um pouco excêntrica em sua "doutrina" talvez não exista muitas editoras interessadas em publicar suas outras obras, pois bem, recentemente meu marido fez uma viagem a Buenos Aires e me trouxe de presente 3 novas obras :


- La revolución de las Madres
- El poder del discurso Materno
- La familia ilustrada




São todas maravilhosas e vai de encontro com o que eu acredito, ela fala muito sobre a importância da primeira infância, o que já é bem sábido, mas o que realmente anda acontecendo com nossas familias que vivem em sua maioria um fracasso, pois cada vez mais as pessoas são consideradas descartáveis, o consumo desenfreado visa a importância do ter e não do ser, e ela deixa claro qual é a conexão desse sentimento com a primeira infância e o porque essa nova geração que está "criando" e "educando" seus filhos com precedentes tão distorcidos, pois no fundo houve uma falha ou falta em sua primeira infânci e eles trazems esse sentimento de necessidade de consumo e por esse motivo estamos repetindo um mesmo erro e causando maiores estragos, precisamos entender o porquê destes sentimentos e tentarmos retornar ao que realmente tem valor e tentar compreender e mudar nossas atitudes, para evitar maiores danos num futuro não muito distante.

Ela explica também o problema e uma possível solução para todos nós que estamos cada vez mais conectados na "web" e desconectados das outras pessoas, são leituras interessantissímas eu indico muito e também deixo uma dica de outra leitura que eu tive o prazer de ler, está é de uma brasileira.


Elizabeth Monteiro " A culpa é da mãe" ela relata muitos casos interessantes e aborda o mesmo problema que estamos vivendo hoje com diferentes aspectos, e traça uma linha entre o passado e presente e suas grandes diferenças, fala sobre muito dos problemas que enfrentamos no cotidiano e como isso nos afeta e como enfrentar o dia a dia em familia, que quase sempre não é fácil mas que se conseguirmos olhar por novos angulos iremos compreender que o difícil pode ser mais leve e se você puder olhar bem lá no fundo perceberá que além de leve você pode até mesmo rir de situações que pra você pode parecer insuportável.





Nenhum comentário:

Postar um comentário