quarta-feira, 2 de maio de 2012

Tangran


 


Tangran é o nome dado a um quebra-cabeças chinês, que na verdade não é bem um quebra cabeças,ele é conhecido como as sete placas da sabedoria, pois contêm sete peças e com elas você pode criar centenas de formas diferentes. Quando eu tinha 9 anos, meu pai ganhou de brinde, de um de seus fornecedores um modelo similar que continha 5 peças, e foi passado para meu pai a informação de que o objetivo do quebra-cabeça era formar um quadrado utilizando as 5 peças. Pois bem quando ele levou esse “brinquedo” para casa, foi aquele reboliço, pois ninguém conseguia montar, meu pai tentou, minha mãe, meus irmãos, mas ninguém deixava eu tentar, afinal eu era criança, se eles não conseguiam montar eu também não conseguiria…

Me lembro de pedir muitas e muitas vezes, mas era ignorada e podia apenas ver eles mexendo e remexendo aquelas cinco peças enigmáticas, foi quando no fim de semana todos haviam desistido e então eu consegui sem que ninguém percebesse pegar aquelas peças, me lembro como se fosse ontem, meus irmãos na rua brincando, meu pai tirando aquele cochilho após o almoço e minha mãe tomando banho e eu ali no chão mesmo em frente a porta do banheiro em que minha mãe tomava banho, iniciei as minhas próprias tentativas e rapidamente sem entender nem mesmo como, eu consegui!

Eu consegui! Eu consegui! Eu gritava ! E ao mesmo tempo batia violentamente a porta do banheiro, minha mãe sem entender nada saiu do banho de toalha e abriu a porta, e viu no chão em frente a porta do banheiro um quadrado. E disse: Tá vendo só! E ninguém queria deixar você mexer, e você foi a única que conseguiu montar!  Lembro de me sentir muito orgulhosa e feliz por ter conseguido…

Por isso a minha insistência em querer reproduzir esse tal quebra-cabeças, pois para mim ele foi e é muito simbólico…

Nenhum comentário:

Postar um comentário