segunda-feira, 25 de junho de 2012

Mais lágrimas ???



Minha pequena estava com uma tosse há alguns dias, foi medicada e fizemos inalação por 5 dias, passado 1 semana a tosse voltou e muito mais forte, um vírus atacou... e no segundo dia de tosse ela quase desmaiou em meus braços, pois estava com a respiração muito curta , fiz 3 inalações seguidas e ela melhorou um pouco, fiquei apavorada, logo meu marido chegou e corremos para o pediatra que assim que bateu os olhos nela disse, vamos interná-la imediatamente, no caminho do Hospital Infantil Sabará, ela no meu colo as lágrimas de desespero já brotavam nos meus olhos, nem uma palavra o caminho todo, tenho certeza que o medo que eu e meu marido sentimos foi grande... muito grande...

Demorou um pouco para sermos atendidos, nunca vi tantas crianças juntas, o hospital é bem organizado para receber crianças, o que facilita um pouco, mas para o desespero dos pais não alivia nada, passada  algumas horas ela foi atendida, foi feito o acesso e mais lágrimas, tenho certeza que eu chorei muito mais que ela, pois como já falei a Helena não chora facilmente quando diz respeito as dores fisicas, como tombos, cortes, queimaduras, arranhões, etc. O próprio enfermeiro comentou: "...nossa como ela é forte..." o primeiro desespero meu é que ela estivesse com pneumonia, mas graças a Deus o raio-x estava  ok e ela estava apenas com a tosse e muito catarro no peito, então teria que ser medicada, sua saturação de O2 estava muito abaixo do esperado, ela estava pálida e com os olhinhos bem fundo...

Três longos dias  e uma visita do nosso querido pediatra que graças a Deus é excelente, pneumologista, e professor na unifesp, ele conhecia a médica responsável pois a mesma foi sua aluna e eu pedi para que nos desse alta e eu faria tudo em casa a qualquer custo! Conseguimos ! Mas teríamos que contratar uma fisioterapeuta e talvez ela precisaria de O2 para as inalações. Foi um alívio, conseguimos traze-la para casa continuar o tratamento por boca, com fisio e inalações, ela está muito bem , se alimentando e ficou apenas com a tosse que parece já estar sumindo também.

Nenhuma criança deveria adoecer, o clima de um hospital é péssimo, ver crianças doentes é pior ainda, me lembro de pedir milhões de vezes para que todo o mal estar dela viesse para mim e que ela se cura-se, se foi assim ou não eu não sei mas que ela melhorou e eu fiquei derrubada, isso aconteceu, mas acho que é assim mesmo, se houve uma transferência, ótimo pois é um alívio vê-la toda saltitante de novo.

Ela sofreu muito, chorou muito com todos aqueles estranhos entrando e saindo, medicando, medindo saturação, temperatura, etc... ela nos abraça com um desespero notável, minha mãe foi nos visitar e ela a agarrou de um jeito e ficava apontando para a porta, como quem solicita ir embora, não sei de que forma isso marcou ela, dizem que os grandes traumas ocorrem nos primeiros 7 anos de vida, mas eu espero que apesar de todo o sofrimento ela tenha se sentido segura de alguma forma, pois eu e o meu marido não desgrudamos dela nem por um segundo, dormimos com ela e a acalmamos, transmitimos o máximo de segurança que nos foi possível, mas não foi fácil e nesses momentos você percebe como os pequenos são seres puros e transparentes...

Um comentário:

  1. Lili! Que susto!! Mas que bom que tudo já passou! Como você diz: antes nós que elas, né? Que bom que a Lelê é tão forte e que vocês estavam todo o tempo lá com ela. Certamente isso fez toda a diferença na segurança e até no tempo de melhora dela. Estamos todos aqui torcendo muito pela pequena. Nenhuma criança deveria sofrer!
    Muitos beijinhos e carinhos para ela!!

    ResponderExcluir