quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Brincadeiras em casa...

Como eu sempre digo, nem sempre é fácil divertir uma criança dentro de um apartamento e devido à pouca idade, o nível de concentração delas em uma mesma atividade é quase sempre minimo mas mesmo assim Helena tem superado minhas expectativas e tenho buscado fortemente interagir com ela de formas diferentes, me peguei à alguns dias quase rezando para que ela olhasse para a tv o que se distraísse um pouco com meu celular ou tablet, mas... Nada feito ela não curte muito essas tecnologias e por fim depois de ver o documentário que indiquei aqui (Muito além do peso) agradeci por ela não ter esse interesse e resolvi me mexer mais e desencanar da bagunça e bagunçar mais com ela, afinal depois é só limpar!rs


Já li muito a respeito do grande problema com as tecnologias para as crianças e sei que daqui um tempo isso será inevitável. A princípio o maior problema que vejo é a falta de imaginação, sempre gostei de comprar brinquedos para ela que fossem de tecido ou madeira, mesmo antes de obter informações sobre isso, tinha e ainda tenho a impressão de ser mais vivo e gostoso de brincar e o pouco que lembro de meus brinquedos além do Lego, os brinquedos de madeira era os que eu mais gostava, depois de um tempo entrei em contato com algumas leituras fascinantes como Waldorf, onde explica com maior riqueza a importância de objetos vivos ou anímicos, que sejam derivados de algo que tenha vida, madeira, tecidos, pedras, metais, etc. E não esses brinquedos de plásticos com suas cores artificiais. E mais uma vez saímos na pior, pois esses brinquedos são sempre muito mais caros.

Voltando, pois não posso perder o fio da meada, o principal problema de brinquedos cheios de luzes e sons é que desistimula a capacidade da criança de imaginar, seja as formas ou os próprios sons, pois quando se têm imaginação, qualquer objeto quadrado mesmo que não tenha rodas pode se tornar um potencial carrinho, ambulância, caminhão de bombeiros, etc. O mesmo é válido para qualquer outro brinquedo, mas se a criança não é estimulada a isso é muiro ruim, pois assim como na tv, celulares e tablets, tudo está pronto e sempre lindo e perfeito, pra quê imaginar?

Depois de me arrepender em pensar em "pedir" para que ela olhasse para a Tv, fiquei me sentindo culpada, mas já me perdoei pois ela não esta nem aí mesmo. Pois como sempre digo, vida de mãe não é fácil, e minha filha é daquelas que fica em cima de mim o tempo todo, em todos os momentos, uma verdadeira sombra, as vezes é complicado ter um minuto de paz para ir até no banheiro. Mas como tudo na vida tem seu tempo ela está amadurecendo e consegue brincar e ajudar ao mesmo tempo e com isso ela se distrai, aprende e nós, ganhamos um tempinho extra, eis minhas sugestões, sempre que vamos ao mercado e compramos a água dela, costumo lavar e secar todas as garrafinhas com sua ajuda e depois disso ela adora brincar de enfileirar as mesmas e enquanto ela se distrai com isso, consigo guardar as compras.







Outra atividade bacana que ela têm gostado muito é de cuidar das plantinhas, adora rega-lás! Os temperinhos foram super bem , agora as flores da jardineira não deram muito certo, então morreram pois não bate muito sol na varanda, por isso comprei novas mudas que precisam de menos sol, dessa vez organizei tudo para que ela ajudasse, considerando que ela compreende que não pode por terra na boca ficou bem mais fácil.







No inicio ela não curtiu muito a terra e ficava limpando as mãos mas depois de um tempo percebeu que gostoso mexer e amassar a terra e me ajudo a plantar as flores. Foi aquela bagunça, digna de uma foto. Por isso que eu sempre comento do meu sonho de morar em uma casa com espaço, de preferência com uma Mangueira (árvore tá?) no quintal com uma casinha e um balanço hehe, boba eu né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário