quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

O desgaste do dia a dia...



Ultimamente só tenho pensando em posts negativos, mas o que posso fazer ? Mentir, inventar? Acho que não, então resolvi postar mesmo assim. A vida de Mãe quase sempre nunca é fácil, nem mesmo simples, larguei tudo para me tornar Mãe, Mãe com M maiúsculo mesmo, daquelas que fazem de tudo para que seus filhos tenham o máximo de conforto e estabilidade nessa primeira fase de sua infância, que cada vez mais é valorizada e cada vez mais se sabe da importância desse momento que permaneceré com eles por toda vida.

Após me convencer de que a culpa é sempre da mãe, mas que ninguém erra de propósito, comecei a me sentir mais leve com todo o meu esforço, me considero uma mãe neurótica que gosta das coisas organizadas e limpas, será que é tão ruim assim? Eu ainda acho que não, um ambiente limpo e organizado é sempre mais agradável, tenho alguns hábitos extremos eu confesso, como por exemplo não entrar de calçado em casa, isso teve inicio quando a neném começou a engatinhar e achei que seria mais fácil deixa-la ir pra onde quisesse sem correr risco de trazer sujeiras de fora de casa, e foi tão bom que nos adaptamos e na casa de minha mãe também temos o mesmo costume. A Helena já está "condicionada" ela chega,tira os sapatos e os leva para a lavanderia, onde há uma sapateira, assim como na casa da minha mãe e eu bato palmas. Uma neurose benéfica à ela mesma e também a nós.

Pois bem, o que quero dizer é que essas neuroses são desgastantes pois não sossego nunca mas por outro lado, tem ensinado minha filha. Quando mudamos de um ambiente eu recolho tudo e deixou ela começar a bagunça em um novo ambiente, esse costume fez com que ela também se acostumasse a me ajudar na catação, será que isso é ruim? Acho que não, mas é óbvio que não é sempre que isso acontece, ela ajuda quando quer, mas para mim já é uma vitória, já que faço sempre sozinha mesmo, uma ajuda extra é sempre bom.

Mas nem todos os dias são assim. Quando foi anunciado as férias escolares dela, já fiquei de cabelos em pé, pensando meu Deus o que farei para que essa guria gaste essa energia sem acabar com toda a minha.rs Logo consegui com que passássemos quase 10 dias no sítio, foi ótimo, pois lá tem espaço ela dormia cedo e só acordava no outro dia, brincava com a água das torneiras, piscina, "cozinhava" todos os dias e foi muito bom, mas depois de tanta água ficou com uma tosse e já me deixou preocupada, mas logo melhorou, ela não costuma resfriar, é sempre essa bendita tosse.
Pois bem fim de férias no sítio bora para o apartamento, não é um apartamento pequeno, mas mesmo assim não tem quintal e cuidar dos afazeres domésticos com ela aqui dentro é quase impossível e muito desgastante, mas procuro não desestimular ela e deixo ela fazer o que sente vontade, pois para mim essa fase é de explorar mesmo e eu deixou ela bagunçar tudo, mas depois acabo tendo mais trabalho.

Mas mesmo com nossa rotina, consegui fazer algumas coisas para que ela se divertisse, mesmo dentro de casa onde tudo pode virar uma brincadeira, desde que você tenha imaginação. E eu tenho uma grande esperança que esses 2 primeiros anos foram os mais difíceis, mas que os próximos que virão serão muito bons, pois a forma de interagir com ela será diferente e mais bacana. Estou com os dedos cruzados!

2 comentários:

  1. Eu concordo muito com vc!!
    Cansa, estressa...
    Mas acho que vc tem que relaxar um pouco mais com a organização! Aqui em casa rola o seguinte esquema: bagunça tudo em todos os ambientes. Eu peço pra ele guardar os brinquedos antes da hora da soneca (claro que ele nao guarda tudo). Aí qdo ele dorme eu faço a catança! Qdo acorda, começa tuuuudo outra vez... Aí eu deixo rolar e só às 22h, qdo ele dorme de vez, arrumo tudo. Percebo o qto fico tensa qdo. Vou receber alguém em casa e tento deixar a casa arrumada! Hunf... Missão quase impossível pq enquanto eu arrumo um cômodo ele desarruma outro!!
    E por fim, SAIR DE CASA!! Tente sair com a Lelê e vir na asa do primo

    ResponderExcluir
  2. Hola amiga, me encanto tu blog, me fascinan las fotografias, buscare el libro que mencionas en tu ultima publicacion ojala lo encuentre por aca, me agradaria que visitaras mi blog, estare encantada con ello...
    http://haberhabermagdis.blogspot.mx/
    Magdis

    ResponderExcluir